Escolha uma Página

Como funciona?

O seguro viagem e a assistência viagem é um seguro destinado à cobertura durante toda a viagem. O principal objetivo é cobrir o atendimento médico, que em viagens para o exterior pode custar muito caro (milhares de euros e dólares). Adicionalmente os seguros acompanham serviços como indenização por extravio da bagagem, suporte jurídico, reembolso por atrasos ou cancelamentos de voos, despesas farmacêuticas, dentre outros.

O seu funcionamento principal então é como a de um plano de saúde.

Seguro ou assistência viagem

O Seguro reembolsa as despesas do viajante, que paga as contas e depois submete notas e laudos à seguradora.

A Assistência quando acionada, verifica a necessidade do viajante e, se necessário, indica o viajante a um hospital credenciado, ou ainda envia um médico até o local do cliente.

É importante destacar que tanto o seguro quanto a assistência se caracterizam pelos limites estabelecidos em contrato pelo serviço. Ou seja, a cobertura é limitada até um determinado valor.

Muitas seguradoras realizam um mix entre seguro e assistência viagem no mesmo produto, então é importante ler corretamente as características da cobertura.

Qual a vantagem?

A grande vantagem desse tipo de cobertura é a proteção na viagem protegendo-se de imprevistos financeiros.

Em alguns casos inclusive a viagem só poderá ser feita com essa cobertura, uma vez que o país de destino é obrigatório, inclusive definindo os valores mínimos de cobertura, como é o caso da Europa.

Quando fazer e como?

Em todas as viagens internacionais é recomendado se fazer um seguro. A obrigatoriedade é determinada pelo destino. É importante verificar antes se é obrigatório a sua contratação.

Você pode contratar em uma seguradora. O custo é calculado pelo número de dias e em função dos itens e valores de cobertura. Sempre é recomendado colocar no mínimo os dias programados, pois alguns seguros não cobrem dias adicionais.

Então, se você já prevê a possibilidade de esticar mais um pouco, verifique se existe essa possibilidade no plano. Além disso, você pode considerar também o atraso na companhia aérea e adicionar mais alguns dias.

Observe os valores de cobertura médica e veja se estão de acordo com o destino que você vai. Existem vários tipos de plano, inclusive para grupos familiares.

Na contratação não esqueça de observar como você será reembolsado. Verifique antes como é o procedimento e quais são os documentos para obter reembolso, pois se o plano exigir que o viajante entre em contato com a seguradora antes de se dirigir ao hospital e você não fizer poderá não ter o reembolso.

Verifique também a cobertura quanto à atividades desportivas, caso você vá realizar alguma. Normalmente é necessário pagar adicional para esse tipo de cobertura.

Não esqueça

Antes de viajar não esqueça do seguro viagem. Leve a carteira, tíquete eletrônico ou outro documento fornecido pela seguradora, além do contrato e dos telefones de contatos em caso de necessidade.

Lembre-se que além da segurança o seguro também é a garantia para a entrada em alguns países. Sem ele você pode simplesmente ser mandado de volta. Isso para alguns países é uma garantia de que você poderá arcar com seu tratamento, caso necessário, no destino, através do seguro.