Escolha uma Página

A viagem é um momento de prazer que nem sempre lembramos completamente após algum tempo. Para manter essa memória viva é importante registrarmos esses momentos.

Com o avanço da tecnologia contamos hoje com diversas formas para fazermos isso. E iremos comentar cada um dessas formas para os viajantes do site.

Primeiro o mais importante

A fotografia é uma arte que exige mais do que conhecimento. É necessário sentir cada momento para poder fotografá-lo. Essencial é capturar a recordação com a paixão do seu olhar.

Por isso, é preciso estar preparado, pois o momento pode ser único e você pode perder a oportunidade de uma boa fotografia.

O que levar?

Em uma viagem você normalmente tem que se preocupar em carregar o suficiente para não ficar apertado e dentro do seu orçamento. Escolher o equipamento dependerá do tipo de viagem, o destino e tipo de fotógrafo você é.

Equipamentos profissionais exigem mais cuidado no transporte pois são extremamente caros e se sua viagem não tem como objetivo principal fotografar escolha um equipamento mais leve como um celular (sim, celular) ou uma máquina do segmento intermediário ou iniciante. Afinal, você vai para se divertir e não se preocupar com equipamento.

Os acessórios são fundamentais na fotografia. Não perca uma boa foto pois ficou sem bateria no celular. Se esse é seu equipamento, leve o carregador e mantenha o celular sempre carregado. Outra solução para o celular é usar um PowerBank para carregar seu celular, caso necessário.

Caso prefira levar uma máquina não esqueça também dos acessórios. Faça uma lista. Itens como baterias extras, cartão de memória extra, carrregador, lentes, tripé, kit para limpeza devem ser avaliados como prováveis para transporte. Mas sempre verifique se o que você está levando é essencial ou apenas mais um item. Ou seja, faça perguntas antes de colocar na lista: “será que precisarei realmente do tripé?”

Conheça bem seu equipamento

Pode parecer meio óbvio mas muitas pessoas viajam sem conhecer seu equipamento fotográfico.

Não saber que botão apertar, qual faz o ajuste necessário, quantas fotos cabem no cartão, como tirar uma foto noturna e se o equipamento é adequado para o que eu quero, são uma das questões que aparecem no meio da viagem.

O segredo? Teste tudo antes. Faça um laboratório em campo, se você nunca usou o equipamento. Analise a condição de fotografia. Você irá tirar fotos de paisagens? Qual o ângulo de abertura para enquadrar tudo? Quais as minhas limitações com o que vou levar?

Além disso se você é um daqueles que fotografam no automático e não se preocupam ou não querem se preocupar com tempo de exposição, ISO, diafragma, histograma, ou qualquer outro jargão da área, o teste em condições diferentes vai melhorar sua compreensão sobre o processo que o equipamento realiza para focalizar. Por exemplo, pense em como centralizar os objetos e o foco desse. Analise o tempo necessário para que o autofoco faça seu trabalho.

Dicas rápidas para uma boa foto

Agora que você se preparou, testou tudo e está levando tudo, vamos para as dicas práticas.

  • As lentes são essenciais. Faça uma limpeza com um pano macio na lente da máquina. Uma surpresa desagradável pode acontecer se você tiver fotografando um local com um grande teor de umidade, ou você deixa o equipamento muito tempo parado. Essa dica prática antes da fotografia se aplica muito em cachoeiras, próximo ao mar e paisagens com grande volume d’água.
  • Simplifique ao máximo a cena. Muitos objetos dentro da fotografia geram um ruído desnecessário de informação e depois de algum tempo você nem lembrará qual era o objetivo da foto.
  • Tenha uma forma de registrar o local. Tire uma foto de placas para você saber que a nova sequência de fotos é de um determinado local. Outra forma de registrar é anotando em um caderno. Se seu equipamento tem um GPS, use e marque as fotos com a sua localização. Isso facilitará depois.
  • Enquadre e não permita vazios desnecessários. Assim como a contaminação com objetos desnecessários, o vazio também deve ser combatido. O equilíbrio é a palavra chave.
  • Tire fotos diferentes no mesmo local. Experimentar ângulos e brincar com proporções é algo comum na fotografia. Podemos, por exemplo, tirar uma foto segurando um prédio, ou tirar uma foto de baixo para tornar algo maior. Mas não esqueça de registrar o local de um ponto de vista tradicional. No final, você não sabe quando retornará e terá oportunidade para tirar novas fotos. Então, tire muitas.
  • Se puder sincronizar ou enviar suas fotos durante a viagem, faça. Uma coisa horrível é você perder esses momentos. Sempre que puder faça uma cópia das suas fotos enviando para internet (Servidor do google fotos, ou e-mail, por exemplo).

Conclusão

Essas dicas de fotografia têm como intuito ajudar a todos a todos que pretendem viajar. Claro que apenas lê-las não irá fazer com que suas fotos saiam perfeitas. Se você é um profissional da fotografia, provavelmente levará em consideração outros aspectos e essas dicas serão de pouco valor.

Independente de qualquer coisa, aguardamos seus comentários.